top of page

Cobrança Virtual

Acho que o Wi-Fi me estragou de vez. Acho que não tenho mais conserto. Talvez devesse me reconectar, me atualizar, não sei. Fazer um upgrade? Ando preocupado demais com o crescente número que e-mails que recebo todos os dias. Alguns eu apago sem nem abrir, outros eu guardo para mais tarde, mais esse mais tarde nunca chega porque estou sempre ocupado, sem tempo. Os que foram pra caixa de spam, ficarão lá pra sempre. A caixa de entrada está sempre cheia e eu sei que fazer a limpa vai demandar muito esforço, braçal e mental. Não posso correr o risco de apagar algo importante.

Recebo mais de 20 links por dia. Tento agradecer cada um, abrir cada um, ler cada um. Mas apenas tento. Não dou conta. É muito conteúdo, é muita ideia pra assimilar. Tem hora que, sinceramente, não estou disposto emocionalmente para ler sobre os benefícios que serão tirados do trabalhador e que, se não lutarmos agora, perderemos ainda mais direitos. Tem hora que só dou atenção quando me marcam numa frasezinha curta e engraçada, que irá aliviar meu desprezo total pela sociedade. Tem dia que só meme consegue me fazer sorrir. E são sempre os mais mórbidos. Acho que gostamos de rir de nossa própria tragédia. A solidão parece menor. O sofrimento também.

Estou evitando entrar no Instagram e no Facebook. Ou pelo menos evitando ver como a vida de todo mundo está aparentemente ótima. Aqueles sorrisos, abraços, beijos, roupas novas, sorvetes, praias e bloquinhos de carnaval, me deixam tão triste. Fico me perguntando o que é que estou fazendo com minha vida. Por que é que não estou aproveitando tão bem quanto esses amigos? Aí eu paro e penso: amigos? Mas quem são eles? Alguns talvez eu nunca confidenciei nada. De alguns eu nada sei. Às vezes esqueço que eles estão apenas usando o filtro adequado para mostrar um instante de uma felicidade editada. Nas redes sociais parece que é sempre verão. Sim, mas só parece.

Acho que doí ainda mais pensar que o mundo não está tão feliz assim. Às vezes eu prefiro acreditar na mentira de que só eu estou numa fase ruinzinha e que coisas melhores virão, como essas que estou vendo nas diversas telas. Essas mentirinhas que todos os dias o pessoal corre lá pra contar. Provar que tá bem e aproveitando ao máximo esse ócio triste que é estar vivo. Aproveitando os melhores preços, fazendo as melhores escolhas. Melhores do que todas as minhas escolhas. Eu queria não saber que na verdade todo mundo está postando porque está solitário. Seria mais simples acreditar que o problema sou eu e que todo mundo é um ser luminoso, de eterna gratidão, sorrisos, compreensão, simpatia e que não existe mau-humor, preconceito, ranço nem inimizades.

A sensação de perda de tempo é total. Me sinto culpado ao perder tempo lendo um texto ou de não aproveitar a chance de ler um texto. Me sinto culpado ao perder tempo vendo um vídeo ou de não me atualizar sobre o vídeo que estão comentando. Se bem que tem horas que me sinto bem melhor desatualizado e o maior favor de faço pra mim é não ver determinados vídeos. Me sinto culpado quando não perco tempo com nada, e aí nada sei o que fazer com meu tempo. As conversas do Whatsapp estão ali, esperando pra ser respondidas. Tem um grupo com 33 mensagens que não li e cuja discussão me assusta. Tenho que decidir tudo agora? Quantas decisões e opiniões devo emitir por dia? Quantas informações meu cérebro é capaz de processar? Tem dia que me sinto mais retardado que os demais por não conseguir mais pensar, como se a cota de processamento de informações do dia tivesse sido batida há tempos. Porque eu tenho que ter opiniões o tempo todo e decidir coisas o tempo todo? Já está difícil sair da cama... Podem esperar um pouco por favor? Já vou ouvir os áudios, mas primeiro preciso ficar bem pra isso. Ter coragem. Esperem, por favor, eu sei que estou atrasado. Calma aí, já vou abrir os links... Sei que me mandaram por e-mail, mas ainda não consegui olhar... Por quê? Ah, sei lá... Ainda não deu. Sim, eu sei que você me marcou, mas calma! Calma, ainda não consegui ver. Calma. Se eu demorar mais um pouquinho minha vida será um fracasso? Por favor, mundo, me espere!

Foto: Modern Analyst

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page